Uma Escola Associativa
Uma comunidade viva!
Em comunhão com a proposta desenhada por Rudolf Steiner, fundador da Pedagogia Waldorf e da Antroposofia, a Ipê Amarelo não tem fins lucrativos e nem dono. A convicção pelo modelo associativo pautou o percurso de nossa escola desde o princípio, na busca por concretizar uma experiência viva e verdadeira de construção de uma comunidade em torno dos ideais de uma Educação sensível e humanizadora, que tem no centro a criança e o jovem, compreendidos como individualidades que, a um só tempo, são portadores de uma biografia única e sagrada, mas também espelham o percurso de toda a humanidade.
A gestão da escola é feita por um tripé: Associação Ipê Amarelo, o Núcleo Pedagógico e o Conselho de Pais, sendo cada um deles responsável por diferentes esferas de atuação.
O Conselho de Pais reúne representantes das classes da escola, eleitos em todos os segmentos, e atua principalmente como um espaço de coleta e discussão de ideias, sugestões, dúvidas e percepções das famílias que fazem parte da Ipê, sendo porta voz desse conteúdo o Pedagógico e a Associação. Além disso, tem a função de fortalecer o ambiente comunitário, propondo e promovendo iniciativas que cultivam as relações e a fraternidade como práticas perenes, como encontros, eventos, festas, oficinas de talentos, entre outras possibilidades. O grupo de conselheiros reúne-se semanalmente nas manhãs de segundas feiras, e pode acolher a presença de pais e amigos convidados ou interessados em saber mais sobre o dia a dia da escola.
O Núcleo Pedagógico é formado por um grupo de professores cuja atribuição central é zelar pela qualidade e pelos princípios e valores do trabalho pedagógico de toda a escola, respeitando e aprofundando-se na busca diária e verdadeira da prática da Pedagogia Antroposófica. O grupo reúne-se semanalmente entre seus membros, e também com todo o corpo pedagógico às sextas feiras, cujas tardes são dedicadas ao estudo, debate, proposição e deliberação do caminho pedagógico da escola.
A Associação Ipê Amarelo, mantenedora da escola, é composta por pais, professores e amigos da escola que, por livre escolha, decidem tornar-se associados. Em Assembleia, são eleitos um Conselho Diretor com quatro membros que representam a mantenedora na gestão cotidiana da Ipê, e um Conselho Fiscal, com três membros, que contribuem para zelar pelo adequado destino de recursos físico financeiros. A mantenedora é formalmente responsável pela escola, dialogando com o mundo das leis e instituições em nossa sociedade, em consonância com os fundamentos da Pedagogia Waldorf.
Os três grupos reúnem-se uma ou duas vezes ao mês, traçando as diretrizes e determinando as escolhas da escola, tendo como base o planejamento participativo, que é realizado anualmente, que tem como convidados os integrantes da comunidade escolar – pais, professores e funcionários da escola.
Sugestões de Leitura:
- A Questão Pedagógica como Questão Social (GA 296), de Rudolf Steiner, Editora Antroposófica/ Fewb (2009);
- O Nascimento da Escola Waldorf a partir dos Impulsos da Trimembração do Organismo Social, de Herbert Hahn, apostila editada pela Federação das Escolas Waldorf no Brasil (Fewb, 2007);
- Congresso sobre governança nas Escolas Waldorf, compilação de textos de Cristopher Schaefer, organizada pela Federação das Escolas Waldorf no Brasil (Fewb, 2007).